Cavaco Silva chocado com a ignorância dos jovens sobre o 25 de Abril



Palavras do Presidente da República, Lisboa, Portugal

O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje (dia 25 de abril) "impressionado" com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma "notória insatisfação" dos portugueses com o funcionamento da democracia. No seu discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no Parlamento, Cavaco Silva divulgou extractos de um estudo que mandou realizar sobre o alheamento da juventude face à política, e atribuiu parte da responsabilidade aos partidos políticos. O Presidente considerou "não ser justo" para aqueles que se bateram pela liberdade, tantas vezes arriscando a própria vida, que a geração responsável por manter viva a memória de Abril persista em esquecer que a revolução foi um projecto de futuro:

 "Os mais novos, sobretudo, quando interrogados sobre o que sucedeu em 25 de Abril de 1974 produzem afirmações que surpreendem pela ignorância de quem foram os principais protagonistas, pelo total alheamento relativamente ao que era viver num regime autoritário", declarou o Chefe de Estado perante o hemiciclo.


"Otelo Saraiva de Carvalho? Deve ser um hotel de 5 estrelas!"

Cavaco Silva recordou que, quando o 25 de Abril ocorreu, uma parcela substancial da população não tinha ainda nascido e lamentou que quem viveu a revolução tenha a tendência para não se lembrar disso, julgando que essa data, fixada no tempo, possui uma perenidade eterna. 

"Um regime político não pode esquecer as suas origens", disse, acrescentando "não ser saudável que a nossa democracia despreze o seu código genético e as promessas que nele estiveram inscritas". Para Cavaco Silva, "num certo sentido, o 25 de Abril continua por realizar".


de Cavaco Silva, que diz: 
"Fiquei surpreendidíssimo por ver como as vacas avançavam, umas atraás das outras, se encostavam a um robot, e se sentiam deliciadas, enquanto ele, durante cerca de 6-7 minutos, realizava a ordenha. Ela saía, e, imediatamente outra entrava."


Sr. Presidente: toda a gente produz afirmações surpreendentes!

Palavras de Paulo Seara, Londres, Reino Unido:

"Este discurso não prima pela originalidade. Culpar os jovens por não saberem o que é o 25 de Abril, é como sacudir o pó da casaca. Depois, o PR afirma que eles são o futuro; mas que nos devemos concentrar no presente. Por favor não deixem o PR escrever os discursos. Culpar os jovens de leviandade para com o 25 de Abril, não é um ataque aos adolescentes de hoje, os adolescentes entre os 12 e os 18 anos, estou certo que há muitos que ignoram a data, mas é bom sentir o pulsar da sua liberdade. Por outro lado este discurso é um ataque absurdo a todos os milhares de jovens adultos que foram enganados pelas promessas de políticos pouco dados á causa pública. Acham que os milhares de precários, desempregados, endividados, emigrados, etc, querem comemorar uma data com os vampiros que lhes sugam a existência!? Eles querem ser livres, realmente livres. A felicidade das gerações futuras vale mais do que um discurso infeliz de um PR, e do que as comemorações do 25 de Abril. A felicidade das gerações futuras deve ser a comemoração per si.


Comentários

Anónimo disse…
O 25 de Abril está tao na slonas que ninguém comenta