Cinema: The weather man



O homem do tempo.Os cartazes de que me lembrava captam afinal os dois Dave Spritz que convivem na personagem, o Dave do início da história, derrotado e oprimido pelos constrangimentos da vida adulta, condecorado de fresco com uma colher colada na lapela ensopada em batido de chocolate atirado na rua, e o Dave mais controlado, carregando o arco e flechas às costas, mais seguro...ou conformado do final.

O filme começou e tinha uma bola vermelha no canto, portanto, sinal de coisas violentas. Sexo. Palavras feias...Eu, que me lembrava do cartaz, fiquei todo o filme à espera que o Nicholas Cage disparasse uma flecha ao peito de alguém, retribuindo impulsivamente a fast food que lhe atiram à cara quando vai na rua. Raras vezes me senti tão estúpida a ver um filme,verdade. Afinal o máximo que ele faz é esmurrar um molestador de menores disfarçado de tutor de reabilitação juvenil! O filme, contrariamente ao que supunha, não é nada mau, aliás, é bastante interessante, uma comédia negra ou um drama patético, é difícil classificar, abordando problemas comuns mas sem cair em lugares comuns. Mais fácil é dizer que a vida para Dave não é nenhuma beleza americana, ele parece não acreditar – é preciso ouvi-lo ao seu pai- que as coisas mais difíceis de fazer e as acertadas, são normalmente a mesma coisa. É essa a normalidade da vida adulta e por isso a vida é tão dura.

Eu também não queria acreditar que o realizador deste filme tivesse feito Piratas das caraíbas e The Ring.Penso que este filme é, ao contrário daqueles, um filme para poucos pois exige alguma paciência: o fracasso não é agradável, especialmente para o fracassado, é é essa a experiência em que O homem do tempo aposta envolver-nos a meio caminho entre o pesar e o riso.

Em termos plásticos é o Inverno que Verbinski filmou que nos fica na memória. Até eu, uma mulher do sol e do Verão, me deixei fascinar pelo depressivo, carregado e belo Inverno de Chicago! Visualmente o filme é requintado:planos e composições muito estudadas, paletas saturadas, linda fotografia. Some-se a isso uma música perfeitamente adequada, que já fui catar para ouvir melhor,-experimentem ouvir PlingPlong e The weather man,no link- e uma cadência que dá tempo ao Homem do tempo...e temos a atmosfera perfeita para Dave narrar a sua história de um homem que faz das tripas coração para se superar. Às vezes um filme que evitámos ver no passado atravessa-se no nosso ecrã a horas tardias e subitamente torna-se a paisagem visual e sonora ideal desse momento: que parte de mim estaria ontem com saudades do Inverno?





Comentários

spring disse…
Olá Belinha!
Obrigado pela visita e palavras deixadas no nosso blogue. Continuamos a escrever sobre cinema e a "Carrington" de que tanto falas, irá ser referida em Outubro, filme aliás que adoramos depois do termos descoberto no cinema, tanto o dvd como o cd (Michael Nyman) moram aqui por casa.
Este filme de que falas protagonizado pelo Cage não conhecemos, mas tomámos nota para um dia o vermos.
Beijinhos
Paula e Rui Lima