Blog Action Day contra a pobreza 2008












Vamos pressionar o mister Barroso e companhia!
Hoje por toda web se levantam questões relacionadas com o tema da pobreza. É mais uma iniciativa BLOG ACTION DAY.Como já é costume fiz um banner com colagens, a minha técnica favorita. Reuni na web alguns cartazes de sensibilização para o tema que têm vindo a ser elaborados ao longo dos anos.Se souberem de mais algum,por favor, indiquem-mo para eu acrescentar aqui.Consulte informação sobre o tema e inscreva o seu blog em http://blogactionday.org/

E nos próximos dias, entre 17 e 19 de Outubro:


LEVANTE-SE e FAÇA A SUA PARTE contra a Pobreza e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.Junte-se a milhões de pessoas em torno do mundo: No ano passado, mais de 43 milhões de pessoas se levantaram para demandar que os líderes mundiais cumpram suas promessas pelo fim da pobreza e da desigualdade. Em 2008 é tempo de quebrar esse recorde e a enviar uma mensagem ainda mais poderosa aos governos.Junte-se ao movimento global de pessoas que se recusam a ficar sentadas ou em silêncio diante da pobreza e das promessas quebradas pelo fim dessa situação!LEVANTE-SE e FAÇA A SUA PARTE contra a Pobreza e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

E para o FUTURO, já agora, anotem: «O combate à pobreza e à exclusão social é um dos objectivos centrais da UE. A nossa abordagem comum do problema tem-se revelado um importante instrumento para guiar e apoiar a acção dos Estados-Membros», afirmou Vladimír Špidla, Comissário Europeu dos Assuntos Sociais. «O Ano Europeu do combate à pobreza e à exclusão social em 2010 irá ainda mais longe na sensibilização da opinião pública para a forma como a pobreza continua a assolar a vida quotidiana de tantos europeus.»Na UE, há 78 milhões de pessoas – o correspondente a 16% da população – que vivem em risco de pobreza.O Ano Europeu de 2010 pretende chegar aos cidadãos da UE e a todos os intervenientes públicos, sociais e económicos.

- São quatro os seus objectivos específicos:
-Reconhecer o direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e a participar activamente na sociedade.
- Reforçar a adesão do público às políticas e acções de inclusão social, sublinhando a responsabilidade de cada um na resolução do problema da pobreza e da marginalização.
- Assegurar uma maior coesão da sociedade, onde haja a certeza de que todos beneficiam com a erradicação da pobreza.
- Mobilizar todos os intervenientes, já que, para haver progressos tangíveis, é necessário um esforço continuado a todos os níveis de governação.
Dados recentes dos inquéritos Eurobarómetro revelam que os europeus têm uma percepção da pobreza enquanto problema generalizado. Na UE, os cidadãos consideram que à sua volta uma em cada três pessoas (29%) vive em situação de pobreza e que uma em cada 10 sofre de pobreza extrema. Em todos os Estados-Membros, parte da população está sujeita à exclusão e a privações, enfrentando frequentemente restrições no acesso aos serviços básicos. 19% das crianças estão em risco de pobreza e uma em cada 10 vive em agregados familiares onde ninguém trabalha.






Comentários