Praia de Buarcos em Outubro


 
É verdade. Estas fotografias foram tiradas hoje, a meio da tarde, em Buarcos. Maravilha!Protector solar,toalha, bikini. Esta tarde foi melhor do que a semana de praia em Agosto! O mês de Setembro esgotou-me,tive mesmo de tirar uns dias para recuperar energia. 
Em Agosto não se vêem pescadores na praia. Eu gosto deles por ali,gosto de ver aquela paciência enquanto aguardam que o peixe morda. Não percebo o feitiço da pesca mas percebo o encantamento de olhar o mar horas a fio.


 
Ei-o a preparar a linha. O vento soprava quente e a água nem sequer estava muito fria.Será que ele apanhou algum peixe?!Reparem na extensão da baía e no mar plano e na calma desta tarde perfeita. Alguém discorda que é bem mais apetecível assim do que cheia de gente?

Cão à vista.Uma senhora apareceu com dois cães,este e outro,preto. Este veio dar uma volta mais comprida e acabou a estrecar na areia a alguns metros de mim. Gostava que essa senhora um dia se sentasse em cima dum presente canino para então perceber que não pode deixar o seu animal à solta.Mais gostava eu, gostava que isso sucedesse num dia em que a senhora estivesse a usar um mero fio dental.A praia não pode ser o cagatório público canino. Sou contra a proibição de cães nas praias -e numa grande como a nossa até dava para criar áreas para pessoas com e sem cães- mas as pessoas que os têm devem ser capazes de entender que aqui valem as mesmas regras que para passeios públicos e jardins. (Como ainda não perceberam isso também não percebem isto!) É que eu dispenso tratamentos cutâneos à base de excrementos. Li que a Vitoria Beckam -ou outra estrelícia do mesmo calibre- não dispensa um creme anti-rugas à base de excremento de rouxinol, uma poção que as gueixas usam e que parece ser milagrosa. Não sei se caca de cão pouco moldada- é verdade, é provável que o cão esteja a precisar de mudar de ração,aquela que anda a comer deve ter-lhe dado a volta a tripa - surte semelhante efeito nos pés dos veraneantes, para não dizer nas mãos das crianças que brincam na areia-e havia lá algumas hoje- mas, NÃO OBRIGADA, minha senhora,eu não quero experimentar. 


Foto tirada a partir da preguiça da minha toalha,esperei apenas que a nuvem estacionasse ali e depois,mesmo de barriga para baixo, click!... (Pensamento íntimo: preciso mesmo de uma máquina decente!Vem aí o Natal,pode ser este ano...)

 
...e outra,fruto do mesmo exercício de ginástica!As casinhas baixas de Buarcos à minha esquerda contrastam com os prédios altos,à direita,fotografia acima. Neste areal fazem falta os barcos coloridos dos pescadores,como os que encontro em Armação de Pêra,no Algarve.



Vespas!São tão do Verão, as Vespas! Eu curto Vespas!


Eis um parque de estacionamento que não engana ninguém,vazio como só em Outubro. 


A praia de Claridade fica para ali,o centro também,outras direcções também,a minha casa,por exemplo. Na esplanada colorida algumas pessoas aproveitam a magnífica tarde de sol. 

Na ciclovia circulavam algumas bicicletas,poucas,estrangeiros ao pedal.Ainda estão por cá e cheios de sorte.Não há confusão,é tudo deles e ainda por cima o sol brilha intensamente!

 
Jardim em frente à colectividade Caras Direitas. O rumor das folhas e o vento quente. A sombra mais que apetecível. Não posso estar em pleno Outubro...mas ali atrás encontrei um típico assador de castanhas,uma mini locomotiva preta, havia fumo e cheiro a castanhas ali atrás...Nos Caras Direitas vi uma vez numa noite bem escolhida Ed Wood,o filme mais artístico do Tim Burton. Éramos duas pessoas apenas a ocupar as cadeiras de madeira e estofos dolorosos - depois disso o Caras recebeu cadeiras novas no balcão,pelo menos - e o cheiro a maresia entrou pela sala quando, no intervalo, se abriram as portas...Eu gosto dos Caras Direitas. 

 
Ei-lo,o Caras Direitas!É o edifício da direita,reparem nas três portas e nas duas montras onde,infelizmente, já não se anunciam fitas de cinema.

Vespas cor de laranja,carros cor de laranja...Alguma convenção laranja marcada para o fim de semana na Figueira da Foz? Nem quero crer que a meteorologia prevê céus nublados e chuva para o fim de semana...pode ser que não.Praia boa.Quem me dera que fosse assim todos os dias!

Comentários

That all looks rather familiar!!! Are you well? - I hear from Penfold, it's still beautifully sunny out there..... don't get sunburnt!!!