João Caetano, um bom ilustrador nacional




Ontem, a trocar ideias com um ilustrador americano, consegui despertar o interesse dele para os ilustradores nacionais. Isso fez com que ele fosse à procura de ilustrações de João Caetano na net e não as tivesse encontrado. De facto o meu ilustrador favorito não tem site, não tem blogue e apenas se encontram capas dos seus livros nos sites das editoras. Então digitalizei duas páginas de um deles e vou passar o link ao interessado. Estou sem tempo para escrever pelo que me limitei a recolher alguns dados na internet...João Caetano merecia mais. Fica para a próxima!

Sobre o livro

"Há muitos anos vivia um rei que passava o tempo a estrear trajes e fatos, e assim gastava a fortuna do país comprando os tecidos mais caros. O rei não queria saber dos assuntos do governo e a única coisa que fazia era passear-se de carruagem pelo parque, ir ao teatro, passar em revista as tropas… sempre para exibir os seus trajes novos! A KALANDRAKA apresenta esta adaptação do conto clássico de Hans Christian Andersen, onde se destacam as suas ilustrações à base de colagens e incrustações de material têxtil. A proposta estética oferece uma segunda leitura do texto que joga com o real e o maravilhoso, deixando lugar para a surpresa, o fascínio, a estranheza, e tentando sempre manter o leitor activo. João Caetano joga com várias simbologias e confere ao humor um papel de grande importância; pisca o olho ao leitor e ironiza subtilmente, construindo metáforas visuais num segundo plano, como o manequim que se ri do rei ou a coroa do monarca. As imagens deste álbum ilustrado foram seleccionadas para fazer parte de uma exposição internacional, organizada pela Biblioteca Internacional da Juventude de Munique e o Museu da Ilustração de Livros de Troisdorf (Alemanha) com o objectivo de comemorar o 200.º aniversário do nascimento de Andersen."

(Kalandraca Editora)

Sobre o autor











Prémio Nacional de Ilustração 2001,nasceu em Moçambique em 1962 e tem o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Começou a sua actividade ligado à Banda Desenhada. Em 1980, participou no programa televisivo Animação, da autoria de Vasco Granja, e foi premiado em concursos de banda desenhada promovidos pela ESBAL e pelo Diário de Notícias. Desenvolve profissionalmente a actividade de ilustrador desde 1981. Colaborou em mais de 50 títulos no âmbito do livro escolar. Ilustrou cerca de 20 títulos na área do livro infanto-juvenil, em Portugal e Espanha. A par com esta actividade tem participado em diversas exposições de pintura. Integrou o catálogo The Best of..., no concurso de Ilustração do BIB, Checoslováquia, em 1995. Participou no seminário Design Pr'Amanhã, realizado pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Portalegre, em 1999. Recebeu Menções Honrosas do Prémio Nacional de Ilustração pelas ilustrações dos livros Os Mais Belos Contos Tradicionais - Ed. Civilização, em 1998, e Conto Estrelas em Ti - Ed. Campo das Letras, em 2000; foi-lhe atribuída ainda uma Menção Especial do concurso "Scarpetta d'Oro", em Itália, em 2000. Tem colaborado com Bibliotecas Municipais e escolas do ensino básico em actividades culturais de âmbito diversificado. (Caminho Editora)

Comentários