KONIEC: adeus Vasco Granja e obrigada

10 de Julho de 1925 - 4 de Maio de 2009

Boogie and Doodle. An animation film made without the use of a camera, in which "boogie" played by Albert Ammons and "doodle" drawn by Norman McLaren combine to make a rhythmic, brightly colored film experiment. The main title is in eight languages_

Um filme de animação feito sem uso de uma camera, em que "boogie" interpretado por Albert Ammons e "doodle" desenhada por Norman McLaren se combinam para fazer uma experiência fílmica ritmada e cativantemente colorida.

O lápis mágico - Zaczarowany Olowek


O programa Cinema de Animação que Vasco Granja apresentava foi o primeiro que me levou a sentar em frente à TV uma e outra vez e outra vez. Recordo que nem sempre gostava de todos os filmes de animação que via, mas voltava sempre para ver mais! Sem Vasco Granja tenho hoje a certeza de que o meu interesse, sentido crítico e apreciação do cinema de animação, e mesmo do cinema em geral, não seriam os mesmos. Talvez tenha sido ele quem moldou a minha curiosidade e disponibilidade para ver cinema oriundo dos quatro cantos do mundo, ou primeiras obras, habituada que estava à diversidade e ao carácter experimental da expressão animada. Com ele aprendi que o formato era menos importante do que o conteúdo e que valia a pena, sempre, ser uma espectadora paciente até ao fim. 


Tal como um filme Vasco Granja chegou ao fim. Mas tal como um filme viverá para sempre na história do cinema de animação em Portugal (e não só) como um dos seus mais interessados e sensíveis divulgadores.

Comentários