Concurso Aqui há selo, de 2008: que má surpresa


Talvez alguns de vós se recordem de,em 2008,eu ter andado em campanha pela minha Bruxinha. Os CTT lançaram um concurso e pela primeira vez convidaram as pessoas a desenhar o seu selo. Eu,que até já uma vez tinha escrito aos CTT a perguntar como é que podia desenhar um selo, participei. Mas a meio desisti de angariar votos. Mesmo assim acabei em 2º lugar no meu tema e em 22º,acho eu, na classificação geral. 
Eu registei a participação num blogue a que dei o nome O Diário da Bruxinha e depois disso nunca mais pensei no assunto. Hoje, ao procurar o valor de um selo de correio nas páginas dos CTT, encontrei a notícia da emissão do selo vencedor do Concurso. Mas não é nada do que eu esperava.O selo foi completamente redesenhado e nada tem a ver com o selo vencedor original excepto a fonte de inspiração. Eu estou perplexa pois já não me recordo do regulamento.Teria eu entrado no concurso sem saber que o mesmo poderia ter acontecido à minha Bruxa?!!! Se concordei fui uma completa idiota e ainda mais idiota me sinto ao ter andado a pedir às pessoas para votarem no meu desenho, que no meu caso era uma colagem.Mas ainda bem que não fiquei apurada pois teria desaprovado uma tal intervenção (se não tivesse tacitamente concordado com ela ao aceitar o regulamento). O selo ficou como acima se pode ver. No site dos CTT lê-se o seguinte:
A terceira emissão filatélica dos CTT de 2008 é dedicada ao tema da Infertilidade. O selo que a ilustra é feito a partir do desenho vencedor do concurso “Aqui Há Selo”, através do qual os Correios lançaram aos portugueses o desafio de desenharem um selo para as emissões do corrente ano.

O selo, concebido originalmente por Sandra Manuel, será, assim , a primeira estampilha postal da história dos Correios portugueses idealizado por um cidadão habitualmente não ligado à actividade filatélica dos CTT.

O concurso “Aqui Há Selo”, lançado pelos CTT no ano passado, pedia, numa primeira fase, aos portugueses que escolhessem um tema para a emissão. Na segunda fase, pedia-se aos concorrentes que desenhassem propostas de selos ilustrativos dos temas mais votados. O desenho de Sandra Manuel, evocativo da Infertilidade, foi o mais votado no site aberto especialmente pelos CTT na internet para o concurso “Aqui Há Selo”.

O selo agora lançado pelos Correios tem desenho gráfico de João Machado. Com o valor facial de 30 cêntimos, o selo terá uma tiragem de 280 mil exemplares e terá obliteraç~´ao de primeiro dia em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada no dia 12 de Março.



Comentários