Cinema: MONSTERS VERSUS ALIENS



O meu sobrinho emprestou-me filmes. É um fixolas. Às vezes não sei quem é que gosta mais de cinema de animação, se eu se ele.A animação não é um género para crianças mas muita gente ainda pensa assim. Aceitável, fruto da ignorância ou de prioridades. Realmente o tempo não chega para tudo e nem o dinheiro estica. Eu não posso ver todos os filmes que quero, não teria nem tempo nem orçamento para isso!Mas não coloco a animação em segundo plano. Aliás lamento mesmo que não possamos ver cinema de animação regularmente e não apenas as grandes animações da Pixar ou Dreamworks. Reduzi-la a essa experiência é redutor. Mas ninguém duvide que algumas obras que saiem desses estúdios são magníficas na sua execução e criatividade.

Mas não é com muito entusiasmo que escrevo sobre Monstros versus Extraterrestres, último filme da Dreamworks. Esperava melhor, ou talvez esperasse um filme capaz de divertir miúdos e entreter graúdos ao mesmo tempo e tal não acontece. Não existe aqui uma única personagem que me tenha feito delirar, algumas até me conseguiram irritar um pouco.Visualmente o filme é absolutamente competente, entre paisagens e interiores, monstros e companhia, é tudo perfeito.(E eu não o vi em 3-D, factor que acrescenta muito em termos de efeito visual.)Mas não chega dourar a pílula.Uma boa história e boas personagens são a chave que falta aqui. Não souberam contar a história! Como é possível com uma mão cheia de argumentistas a trabalhar no filme?A ideia de que os americanos capturaram os monstros e os fecharam numa prisão secreta longe dos olhares humanos é engraçada assim como recrutá-los para combater a invasão alienígena. Mas depois o filme não cessa de recorrer a imaginários já criados anteriormente, filmes para crescidos e personagens que já nos chegam dos anos 50, particularidades da cultura norte-americana,piadas sem grande piada, personagens mais ou menos inverosíméis como um presidente norte-americano dos piores que já vi! O que é demais é demais e todo o filme parece uma enorme reciclagem trabalhada com tecnologia de ponta e muitos dólares.

Assim de rajada, atentem nas referências: o filme A Bolha Assassina,- inspira o gelatinoso monstrinho B.O.B, o meu preferido,com a voz de Seth Rogen; O Ataque da Mulher de 15 Metros inspira a transformada Susan numa gigante poderosa; O Monstro da Lagoa Negra inspira o monstro Elo Perdido; o filme A mosca inspira o Dr.Barata…Ainda temos Encontros Imediatos de Terceiro Grau, E.T. O Extraterrestre, Guerra das Estrelas,X-Files,Homens de negro… e não estou a ser exaustiva. A ideia mais engraçada é a criação de uma heroína mulher,a Susan “Ginormica”, pois não há muitas personagens femininas por aí...mas logo as cenas entre ela e o seu namorado pivot televisivo são puro tédio e é logo assim que o filme arranca.

No cast de vozes até conseguiram recrutar o Dr.House e o Jack Bauer mas na realidade eu não fiquei muito impressionada com nenhuma das duas prestações. Os melhores são o vilão extraterrestre (Rainn Wilson) e o Presidente(Stephen Colbert) o B.O.B.Mas que monstruosidade alienada que Monsters versus Aliens é. As crianças vão certamente gostar mas para tanta tecnologia e dinheiro envolvidos é pena que o resultado não seja mais satisfatório,sobretudo porque ele é possível, Kung Fu Panda é prova.

Comentários