Comer espinafres e acabar com pedra no rim?




Desde há um tempo que me tornei fã dos espinafres. Tudo começou com uma sopa de espinafres! Mas depois vieram os folhados de espinafre, a quiche de espinafre e outras iguarias que tais. Então resolvi inteirar-me do valor nutritivo do espinafre. Asseguro-vos, isto tem dias que mais vale a gente ser ignorante! Encontrei opiniões tão diversas que agora já não estou certa se vale a pena comê-los ou ignorá-los. Há quem defenda que são tóxicos e que deviam ser banidos da alimentação, e há quem diga que são uma farmácia! O problema parece residir nos elevados níveis de oxalatos presentes nesta hortaliça. Se pensam que podem vir a ter pedras no rim ou na bexiga, ou se já têm, então é melhor não seguirem o exemplo do Poppey, o Marujo. Nada de espinafres, as pedrinhas formam-se a partir dos oxalatos. O ácido oxálico reage com o cálcio, magnésio, ferro, minerais, que estão nos outros alimentos, e forma oxalatos de cálcio, magnésio, ferro. Estes deixam de estar disponíveis para serem absorvidos pelo organismo! Além disso, os oxalatos são sais insolúveis e daí originarem as tais pedras. Para atenuar o inconveniente do ácido oxálico há solução. Para quem não puder passar sem espinafres o melhor é acompanhar a refeição com uma limonada, um suco rico em vitamina C. O Poppey não devia saber isto! Agora até estou com receio de me informar sobre o teor nutritivo do agrião!

Comentários