Bookcrossing em Portimão com a ajuda da EMARP


Imaginem que estão de férias num local muito turístico e que de repente avistam um livro sobre uma espécie de poço no meio de uma fortaleza onde tinham acabado de entrar. Pensam decerto para convosco, olha, alguém esqueceu aqui um guia turístico, deixa lá ir ver. Foi o que sucedeu comigo. Aproximei-me mas vi logo que se tratava antes de um free book da rede Bookcrossing que eu já conhecia mas que nunca tinha experimentado. Gosto de ler, mas leio muito pouco, sobretudo comparativamente a tempos passados. De tal forma que fui para férias com apenas um livro:um manual de origami.

Na minha adolescência e juventude a maioria dos livros que li não eram comprados, eram livros que requisitava na Biblioteca Pública Municipal da Figueira da Foz. O Bookcrossing não é mais do que uma enorme biblioteca a nível mundial onde todo o espaço público pode ser uma prateleira de livros. Podemos libertar ali um livro que já lemos e que não nos importamos de ceder a um desconhecido.Todavia antes convém proceder ao registo do livro na rede. Assim ficamos a saber por onde é que ele anda a viajar! Também podemos encontrar um livro algures se tivermos sorte, como eu tive! E, porque me fui inscrever na rede, descobri que existem Official Crossing Zones, ou seja, locais que recebem livros para posteriormente registarem e lançarem na rede de livre circulação, e onde também podemos apanhar livros de graça.

Este livro foi libertado pela EMARP de Portimão que já libertou 1500 livros com a ajuda de clientes e funcionários. A EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, tem como objectivos a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público, a recolha, tratamento e rejeição de efluentes, a recolha e depósito de resíduos sólidos urbanos e a higiene pública na área do Município de Portimão. Uma coisa que me impressionou muito positivamente em Portimão foi a limpeza da praia da Rocha. Gosto de uma praia limpa, gosto de me sentar na areia, e não sujo. Desde logo não levo nada para a praia pois não gosto de comer ali. Nem água levo pois nunca tenho sede. Mas se levasse teria cuidado em colocar a garrafa no caixote do lixo certo. Assim como teria cuidado se tivesse um cachorro e o levasse comigo. Os cães estão proibidos na praia da Rocha. Embora não concorde com a proibição confesso que não vejo alternativa. A última vez que fui à praia na Figueira, há duas semanas e meia atrás, bem no meio da passadeira que dá acesso à marginal, estavam meia dúzia de retorcidos presentes caninos. A proibição também vigora mas não é respeitada.Todos temos de fazer a nossa parte. Mas os responsáveis pela limpeza das areias da Figueira da Foz deviam aprender com Portimão. A equipa de limpeza da praia da Rocha começa a trabalhar às 4.30 e termina às 9.00 horas. E se até podem dizer que Portimão tem mais meios (terá?!) a verdade é que o número de pessoas que frequentam a praia da Rocha diariamente não se compara ao número que a Figueira da Foz recebe. Só mais um detalhe: em todos os caixotes de lixo estão mensagens de alerta sobre o depósito desregrado de lixos no meio ambiente. Denotam cuidado e querer agir. São frases simples, com sentido, que crianças, jovens e adultos lêem e que vão ficando na cabeça. "Amanhã poderá estar deitado no lixo que deitou na areia hoje." Água mole em pedra dura, já sabem como é. Pode parecer um detalhe insignificante mas nem sempre grandes meios publicitários fazem a diferença.

Além destas funções a EMARP também desenvolve actividades de divulgação das artes plásticas e sensibilização para a protecção do meio ambiente, além de fomentar a leitura através do Bookcrossing. Quer saber mais sobre como ler um livro de forma gratuita? Veja em - http://www.bookcrossing-portugal.com/, este é o ponto de encontro onde se sabem as últimas notícias dos livros que foram deixados em liberdade, onde também são registados, pois todos os livros de bookcrossing devem ser registados, e onde se podem encontrar etiquetas grátis para download e identificação dos livros.

Agora já sabe: se tiver um livrinho a mais que já só esteja a ocupar espaço não hesite em experimentar esta rede pois pode dar uma alegria inesperada a algum leitor!

Comentários