Balanço do blogue



O Palavras-Cruzadas não se presta muito a este Desafio 21 Dias, Tarefa #16 Fazer um balanço. Eu nunca aprontei metas anuais, ele não obedece a objectivos. É completamente selvagem, este blogue! Todavia comecei a pensar nisso quando fiz a última faxina pós Verão. Não pela saúde do blogue em si mas por sentir que a minha escrita estava meio enferrujada. Pensei então numa espécie de ginástica blogueira agendada semanalmente que já nada teria a ver com a satisfação do tal impulso para a escrita que norteia a existência deste blogue. O Desafio 21 Dias também está a funcionar como uma espécie de teste: conseguirei eu postar diariamente? Em caso de resultado positivo talvez me seja mais simpática a ideia de me comprometer a uma periodicidade blogueira no futuro. O que significa que decerto terei matéria para o próximo Desafio. Apesar do que escrevi, é possível refletir sobre o que aconteceu ao longo do ano de 2011 neste cantinho da blogosfera.

Fui ao arquivo do blogue espreitar as últimas postagens do ano passado e as deste: em 10/30/10 ensinei-vos a preparar um caranguejo espinhoso. Em 12/24/10 publiquei um postal de Boas Festas e depois, em até 1/2/11, mostrei uma fotografia do meu sobrinho a fazer teatro de fantoches. De Janeiro a Setembro, nada há digno de registo: meses de jejum bloguístico, uma postagem por mês ou nenhuma até. Neste momento o blogue vai em 78 postagens, faltam 4 para igualar o número do ano passado, - que já está no papo mercê das postagens agendadas no Desafio Blosque 21 Dias. Mas esse número fica muito longe das 390 postagens de 2009. Quando o Verão acabou fiz uma limpeza aos meus blogues, este incluído, e revi o uso do Adsense e plataformas de afiliados. Fiz ajustes e Novembro é o mês de teste para essas mudanças, ainda estou a medir o seu impacto.

Visitei brevemente o Google Annalytics e comparei o comportamento do blogue em 2011 com o transacto 2010: tive menos visitas este ano do que o ano passado, mas os visitantes visitam mais páginas e passam 3 vezes mais tempo no blogue. Obtive 10% de visitantes novos em relação ao ano passado e tive uma diminuição da taxa de rejeição em 10%. Aumentaram os visitantes do Brasil e diminuiram os de Portugal, baixou o tráfego orgânico, aumentou o referido, recebo muito tráfego de outros blogues e do Facebook. Quantos às postagens mais visitadas temos que um texto modesto sobre o teatro de fantoches e os fantoches de dedo é o campeão de acessos, seguido pela análise do livro de José Rodriques dos Santos, O último segredo, e do caso da criança chinesa atropelada na rua. Os últimos são casos polémicos, o primeiro não, pertence ao universo lúdico infantil e educativo.

Assim, eu julgo poder dizer que, apesar dos meses de paragem e diminuição de visitas, considero que o blogue teve uma evolução positiva. Essa evolução não resulta de uma estrita interpretação dos dados numéricos, - gostei, por exemplo, de ver a diminuição da taxa de rejeição - mas abrange também convicções entretanto formadas por mim a propósito do que fazer com o blogue. Eu considero que nesses dois meses, tomei consciência e tracei planos de suma importância para o futuro dos meus blogues, como, por exemplo, concluir e publicar o meu estudo sobre direitos de autor na blogosfera e rever todas as postagens para as expurgar de conteúdo em choque com essa proteção. Posso estar num importante ponto de viragem dos meus blogues!Tarefa concluída.

Comentários