The Tall Ships Races 2012 - Lisboa



Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das The Tall Ships Races. Em 2012, em Julho, esperam-se 60 navios em representação de 49 países, num todo de 5000 tripulantes. Estas regatas são promovidas anualmente pela Sail Training International com o objectivo de proporcionar experiências de treino de mar a jovens de todo o mundo, embarcando-os na frota dos Grandes Veleiros. Paralelamente é um belo espectáculo para as cidades por onde passa esta frota. Em 2012, os Grandes Veleiros passam por Saint Malo, Lisboa, Cádiz, Coruña e Dublin. Reserve tempo para ir vê-los no novo Cais de Cruzeiros, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, em Julho!

Os Grandes Veleiros são classificados em 4 categorias, dependendo do seu Comprimento Total (LOA), do Comprimento de Linha d´água (LWL) e do equipamento de Vela.
O Comprimento Total (LOA) refere-se ao comprimento máximo de uma embarcação de dois pontos sobre o casco, medida perpendicular à linha de flutuação; O Comprimento de Linha d’Água (LWL) denota o comprimento do veleiro, no ponto onde ela se senta na água. Exclui o comprimento total do barco, tais como as características que estão fora da água.
São assim agrupados em 4 classes:
Classe A
Navios de velas quadradas – (Barca, Lugre-Patacho, Brigue, Patacho) e outros veleiros com Comprimento Total (LOA) superior a 40 metros, não incluindo a vela.
Classe B
Chalupa de um mastro, Chalupas, Ioles, e Escunas – Embarcações com Comprimento Total (LOA) inferior a 40 metros e com Comprimento de linha d’Água (LWL) de pelo menos 9.14 metros.

Comentários