Ajuda para os burros lanudos de Miranda em Coimbra!






Não sabia mas no distrito de Coimbra há burros lanudos!! São lindos!! É em Vila Nova de Anços, Soure, que o Pedro Gonçalves vive. Na Quintinha do Silval ele quer montar um projecto que tem por base a utilização de burros de raça mirandesa a cuja criação se dedica. Estes burros são típicos da região de Miranda, no norte de Portugal, e vulgarmente chamam-lhe "lanudos" porque têm uma pelagem castanha, comprida e espessa. Esta raça está ameaçada de extinção pelo que todos devemos tentar na medida do que nos for possível apoiar projectos que a divulguem e acarinhem:

«A diminuição drástica destes animais parte da mecanização da agricultura, que tornam o burro menos importante na sociedade. (...)Em Portugal esperamos poder continuar a trabalhar para um aumento da raça que neste momento se situa entre 800 animais, ou seja, 800 fêmeas reprodutoras. Irá diminuir este número drasticamente nos próximos anos, porque apenas conseguimos ter cerca de 80 nascimentos por ano dos quais apenas 50% serão fêmeas. Devido à idade avançada dos animais existe um maior número de mortes do que nascimentos. Há que continuar a trabalhar para que futuramente consigamos inverter esta tendência.» Fonte: Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) - Miguel Novoa

O Pedro quer realizar, na Quintinha do Silval, um projecto que contribua para divulgar esta raça, preservar estes animais e demonstrar que podem ser usados para outros fins que não o mero transporte ou carga, nomeadamente o trabalho de reabilitação de adultos e crianças com necessidades especiais.






Esta raça é oficialmente reconhecida como portuguesa e os burros têm características muito próprias. Os animais adultos são altos, acima de 1,20 metros, são corpulentos, de pescoço curto e grosso, peito largo e patas grossas. A cabeça parece ser grande em relação ao corpo e no topo ninguém deixará de reparar nas duas orelhas, arredondadas na ponta, grandes e peludas! Têm um focinho curto e simpático e gostam da companhia humana. Eu adoraria ir vê-los e fazer-lhes festas, são adoráveis!

Nos ábuns de fotos do Facebook podemos ver o espaço da quinta e os inúmeros animais do Pedro. Infelizmente o Pedro está a atravessar um momento difícil e foi assim que tive conhecimento deste projecto - encontrei o apelo que publico abaixo no Facebook, peço a vossa atenção para o mesmo. Leiam, divulguem, e, caso possam, ajudem. Basicamente o Pedro pede donativos em dinheiro para poder alimentar os seus animais. Também podem contactá-lo se acharem que podem ajudar de outra maneira ou quiserem ser esclarecidos de algum modo. Apelo, contactos, e dados bancários, a seguir.

"Caros amigos, é com pesar que vos escrevo estas palavras. Sempre fui e sou um homem de trabalho, nunca temi ao mesmo, seja ele qual for, mas infelizmente e devido a crise que se instalou no nosso País, passo por dificuldades para cuidar da minha criação de Burros Mirandeses. Tenho um sonho a realizar e com a ajuda de Deus e vossa, tenho a certeza que o meu sonho se tornará não só realidade, como também fará parte do sonho de todos os portugueses que gostam de preservar o que é NOSSO e que está em extinção, neste caso o Burro de raça Mirandesa. 

Neste momento não tenho condições para sequer alimenta-los e faço um esforço a cada dia que passa para não lhes faltar comida, mas creiam que estou a passar dos meus limites. Sou um homem com 34 anos, com força de vontade para trabalhar e dar continuidade ao meu Projeto, mas não tenho ninguém do Governo que apoie esta iniciativa e assim sendo e mais uma vez na minha vida fui a procura de soluções. Por muito desconfortável que seja estar exposto na internet desta maneira, tudo faço para que possa continuar a dar aos meus Burros o cuidado que sempre tiveram e com a graça de Deus vão continuar a ter, porque sei também que os portugueses são generosos e gostam de ajudar o seu próximo a conversar um “património” que tanto orgulho nos dá a nível Nacional e Internacional. 
Peço encarecidamente a quem ler este “desabafo” que partilhe com seus amigos e que possam, caso assim entendam, fazer seu algo a mais por esta causa que é te todos os Portugueses.O meu muito obrigado e em nome da raça mirandesa dos Burros o meu bem haja pela vossa contribuição.Abaixo segue meus contatos e NIB para que possam nos ajudar a que esta raça não fique extinta de vez.
Grato pela vossa atenção Pedro Gonçalves

http://www.facebook.com/pedro.goncalves.3323 ( podem ver mais fotos e conhecer-me melhor através do meu facebook)

pedro.silval@sapo.pt / 911189063

Dados do NIB/ IBAN e BIC para quem esteja em Território Nacional ou Estrangeiro

NIB 0036 0033 99100684167 38

IBAN pt50 0036 0033 99100684167 38




BIC mpio pt pl

Comentários