Ajuda para as Colónias e Matilhas da Dosinda




Não conheço a Dosinda Mota pessoalmente. Ela vive em Rio Tinto, no Porto, e é aí que tem uma papelaria que se chama O Lápis, é um negócio novo que a Dosinda começou em Junho para fazer face ao desemprego em que se encontrava. Cruzei-me com ela online e agora, para mim, é uma amiga. 

Como alguns de vós talvez saibam, o Davis, o cão do meu sobrinho, adoeceu em Abril passado e viemos a descobrir que precisava de uma cirurgia tão cara que era impossível de realizar. Decidi então pedir ajuda na internet para ajudar a minha irmã a pagar a cirurgia. A Dosinda foi uma das pessoas que nos ajudou - reuniu peças de artesanato e organizou um leilão no Facebook, entregou-nos mais de 60 euros, ao que me lembro. Sem nunca termos falado, sem nunca ter visto o Davis, o nosso shar pei. Infelizmente, e depois de uma recuperação promissora, em Agosto formos forçadas a adormecer o Davis pois ele desenvolveu uma nova lesão na coluna, que rapidamente o colocou em grande sofrimento que não conseguíamos controlar. 

Se já antes desta situação eu e a minha irmã ajudávamos alguns animais, mais agora nos sentimos na obrigação de continuar a contribuir na medida do que podermos e soubermos. É isso que aqui eu peço constantemente quando faço apelos:

1.Não é preciso ser rico para dispensar alguns euros e contribuir para salvar a vida de um cão ou de um gatinho. Sózinhos nada conseguimos fazer, mas, se ajudarmos pessoas como a Dosinda, em equipa com elas, ajudamos cães e gatos a viver e a encontrarem lares, a serem felizes e a tornarem mais felizes as pessoas que lhes dão abrigo.

2. Se de todo em todo não podermos dar dinheiro, talvez possamos então reencaminhar os apelos para amigos e conhecidos ou mesmo estranhos. Os blogues, o twitter, o email e o facebook são excelentes ferramentas para isso. Ajudar a divulgar tem tanto mérito quanto contribuir com dinheiro, trabalho ou bens.

Gostava que as pessoas entendessem isto - divulgar é, só por si, cansativo, ocupa o nosso tempo e pode até ser desmotivante pois o retorno é quase sempre magro, é mesmo grão a grão que se vai conseguindo encher o papo. O processo é demorado e só se consegue reunir donativos com muita perseverança. Mas consegue-se e é isso que é preciso não esquecer.

Os animais são inocentes, estão na rua, expostos a perigos diversos em virtude da irresponsabilidade dos seus donos - que não quiseram esterilizar, por exemplo, ou que não mediram que as pequenas bolas de pelo crescem ou até porque a sua vida mudou e eles deixaram se ser bem vindos no lar, tornando-se um fardo, os motivos para o abandono e negligência são vários. Talvez pense que eles se defendem sózinhos, que se adaptam. Isso não é verdade. Eles ficam vulneráveis, podem ser maltratados e acabarão por morrer, de fome, frio, doença, envenenados, atropelados.

Hoje o meu apelo é, pois, para que ajudem as Colónias e Matilhas da Dosinda Mota, em Rio Tinto. Esta página do facebook existe para ajudar Colónias e Matilhas de animais necessitados. A Dosinda alimenta uma colónia de gatos em Rio Tinto, está a esterilizar os animais e a reencaminhá-los para adopção sempre que possível. Todo o dinheiro angariado reverte a 100% a favor de animais necessitados.

Desta vez ela tem um caso grave em mãos, uma gatinha bebé e doente que alguém lhe veio entregar.Cada pacote de Royal Canin Baby Cat custa 5.50 euros e há também medicação que a gatinha está a tomar para ser paga.

A vida não está fácil para ninguém, pessoas e animais passam actualmente por enormes privações. Mas ser solidário custa mesmo pouco. Basta 1 euro, porque não? Grão a grão...lembra-se do que disse acima? Acredite que 1 euro faz a diferença. Faça algo por estes animais desprotegidos, vai ver que se vai sentir bem consigo próprio. Experimente!Se quiser ajudar, tome nota:

NIB :0035 0695 0002 0979 6002 1

Banco: Caixa Geral de Depósitos

Titular: Dosinda Mota

Visite a página Colónias e Matilhas, faça um LIKE. De tempos a tempos a Dosinda organiza leilões, uma boa forma de ajudar os animais é licitar uma peça.

Comentários