Como dobrar guardanapos para ocasiões festivas


O site, aqui.

Por mero acaso encontrei os videos deste senhor encantador, Luigi Spotorno, e depois fui procurar alguma coisa sobre ele e deparei-me com o seu blogue, Napkin Folding , é apenas duas ou três postagens, a sua biografia e alguma propaganda ao seu livro de dobragens de guardanapos. Lá se lê que quando ele era novo queria ser chef de cozinha. Mas as pessoas à sua volta diziam que ele não teria sucesso pois usava óculos. O vapor embaciaria os seus óculos e eles acabariam por cair na sopa! Não consegui perceber se os amigos de Luigi Spotorno estavam mesmo a sério ou a reinar com ele. Talvez por causa disso, talvez não, ele diz que a terrível notícia mudou a sua vida, o chef que nunca foi tornou-se empregado de mesa. E nessa carreira ele descobriu uma oportunidade única para apreciar e desenvolver o prazer de contactar com as pessoas - Luigi trabalhou nas salas de jantar de grandes navios, Canberra e Achille Lauro e foi aí que começou a dar forma à sua paixão.

Uma mesa enquanto espera a boa comida, - a alma da refeição é a pessoa que a prepara, o chef, na cozinha, a anfitriã em casa - não tem de ser triste e vazia de graça. À semelhança do chef, na cozinha, quer o empregado de mesa, no restaurante, quer mesmo a dona de casa, devem ter um trunfo na manga - saber umas quantas dobragens de guardanapos ajuda, e de que maneira, na criação de uma atmosfera muito mais especial. Porque há-de o chef ter os louros só para ele? Uma mesa bem vestida pode fazer toda a diferença relançando a imagem de um restaurante, com elegância, humor, magia. E porque não experimentar em casa, na sala de jantar, naquelas refeições mais festivas, aos Domingos, uma das dobragens de Luigi? Afinal, guardanapos as nossas mesas já têm, agora é só preciso um pouco de criatividade e se não a tivermos o Luigi ajuda!

Natural de Itália, Luigi deixou Veneza e partiu para Inglaterra onde durante 20 anos trabalhou afincadamente, de gerente de restaurantes a organizador de banquetes, não foi um passo, foram decerto a soma de muitos, mas ele chegou lá, alcançou trabalhar nas mais prestigiadas casas de Londres. Descobriu que tinha talento para dobrar guardanapos e criar lindas esculturas têxteis e então tem concebido, exposto e ensinado a sua particular arte, tendo até feito um livro - Luigi's Language of Napkin Folding, em 2006. Um simples quadrado de tecido empresta beleza e magia a qualquer mesa, basta que assuma a forma de um lírio, de uma bailarina, de um animal, transformando-a com a sua criatividade.

Luigi Spotorno tem agora uma experiência de mais de 40 anos no sector da restauração, é uma estrela, apareceu em shows de TV e criou dobragens guardanapos em homenagem à Rainha por ocasião do Jubileu de Ouro, também pelo casamento do príncipe Charles com Camilla Parker-Bowles, e para cantor de ópera Luigi Pavarotti. Criou ainda uma dobragem única, a Chama Olímpica, especialmente para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Apreciem e experimentem dobrar um guardanapo com criatividade! É simples e fica mesmo bonito.

Comentários