Como fazer gatos em origami


Aproxima-se o aniversário de um amigo meu que gosta muito de gatos. Em vez de lhe fazer um postal ilustrado pensei antes em fazer um gatinho em origami e enviar pelo correio. Tenho alguns livros de origami mas os modelos são muito complicados. A internet é uma fonte de inspiração muito prática e um excelente lugar para aprender, não faltam diagramas e videos. Neste site encontrei uma coleção enorme de dobragens de gatos em origami. No Youtube encontrei gatinhos origami, uns mais simples e outros mais complexos.

Como vem aí o fim-de-semana que tal experimentar esta antiga arte de dobrar papel? São bons para fazer à mesa, no final da refeição, em família, especialmente se vier chuva! Já se vende papel cortado à medida mas para começar qualquer papel serve. Muito fino não será bom pois pode não resistir a uma dobragem mais valente! Muito forte também torna as dobragens mais minuciosas complicadas. É experimentar!

Se os videos desaparecerem da postagem, não se preocupem. Eu agora incluo também os links para eles. Não percebo porquê, mas por vezes os videos que coloco aqui somem-se sem explicação! Não sei se sou apenas eu que não os consigo ver ou se desaparecem mesmo! Divirtam-se com o origami!

Modelo 1. Este gato em origmai tem volume e a forma assemelha-se realmente a um pequeno felino de papel! A utilização de papel dourado deu-lhe um aspecto requintado!

Modelo2. Este modelo fica realmente bem a preto e branco e é muito simples de executar. Podemos fazer o padrão em desenho vectorial e imprimir na impressora. À mão também podemos criar um desenho na folha e depois dobrar. E podemos usar outras cores e tornar o nosso bichano bem extravagante!

Modelo3. Este modelo de gato em origami também é interessante pois o gato está bastante realista e é fácil de fazer.

Update! Já posso mostrar as duas primeiras tentativas!
Modelo 4. Outro origami de gato de que gostei bastante!Mas pareceu-me um pouco complicado até porque não é feito a partir de uma folha quadrada. E se não acerto na medida do rectângulo?!!

Comentários