Refúgio da Fátima, na zona do Porto, precisa de ajuda

Alguns dos animais que
se encontram no FátimaRefúgio



Gente amiga dos animais!

Vou partilhar aqui duas mensagens da Fátima. É uma professora do Porto que há cerca de um ano conseguiu ajudas para construir um abrigo para albergar cães e gatos de rua. Foi uma obra que reuniu a ajuda de muita gente, uma coisa bonita. Mas agora a pessoa que cedeu o terreno precisa de o reaver e a Fátima tem dezenas de animais a seu cargo, 14 deles abandonados à sua porta durante o passado verão. Eu segui a construção do abrigo através do Facebook e na altura divulguei aqui no blogue a iniciativa da Fátima. Qual não foi a minha surpresa quando, há um par de semanas, tomei conhecimento de que ela e os animais estavam novamente num aperto. O tempo é o maior inimigo da Fátima. A Fátima tem até ao fim do ano para resolver esta situação. Não vamos deixar que a Fátima chegue ao Natal mergulhada neste dilema, vamos?

É triste ver tanto trabalho e dinheiro prestes a serem desperdiçados. Mas há que encarar a situação e sobretudo encontrar uma solução. Pensem na angústia por que a Fátima está a passar e no destino incerto que os animais enfrentam nesta hora. Eu adoro animais e nunca, mas é que nunca teria a coragem de fazer o que a Fátima fez. Por isso ela merece o meu respeito e admiração. Os animais precisam de pessoas como ela e nós precisamos de pessoas como a Fátima, pessoas que façam aquilo que não somos capazes de fazer mas que até gostávamos de fazer.

Mas todos podemos fazer qualquer coisa para salvar estes animais. O quê? Ora vejamos:

1. Podemos divulgar esta postagem. Copiem o link, para o vosso blogue, para o a vossa caixa de email, Twitter, Facebook - façam circular esta mensagem o mais possível. É imperioso, é fundamental. Isso não demora mais do que UM MINUTO. Nem precisam de escrever mais do que uma linha. Não há desculpa para não agir!

2. Podemos contribuir com ajuda monetária para a Fátima poder comprar ração e desparasitantes. 1 EURO não é muito mas muitos euros fazem a diferença. Não se envergonhem de darem o pouco que possam dar. 1 EURO É DINHEIRO. Há Multibancos em todo o lado, há o Paypal. É fácil.

(Só para terem uma ideia, pois nem toda a gente tem animais: 15 kg de ração seca Pedigree custam 46 euros, mais ou menos. Os animais precisam de comer todos os dias. Quanto a desparasitantes, o Advantage 10-25 kg, para cães, são 4 pipetas, penso que uma por mês, aplica-se no dorso dos bichos, e custa 20 euros.)

3. Se vivem na zona do Porto e se souberem de algum terreno, alguma quinta que possa servir para alojar os animais contactem a Fátima pelo telemóvel: 919953465. Mas atenção:ela precisa de uma solução, algo sério. Liguem apenas se tiverem a certeza de que o terreno poderá vir a ser utilizado para o efeito. De duas, uma:ou serão os donos do mesmo ou terão sondado a possibilidade junto do seu dono antes de ligar. Não façam a Fátima perder tempo que ela não tem ou gastar ainda mais gasóleo do que tem gastado.

4. Se souberem de alguém que queira adoptar um cão indiquem os álbuns de fotografias da Fátima Refúgio no Facebook. Ela tem animais muito bonitos e pelas fotos parecem-me bem tratados. As fotos estão bem documentadas, têm informação sobre os animais. Neste momento diminuir o número de cães que a cargo da Fátima é uma via que pode facilitar a resolução do problema.

E para finalizar, aqui deixo as mensagens da Fátima. Quero dizer que não conheço a Fátima pessoalmente mas não tenho dúvidas em relação à sua dedicação aos animais nem à seriedade dos seus propósitos, mais do que evidenciados nas fotografias que tem disponibilizado no Facebook desde sempre. Se tiverem qualquer dúvida, poderão contactá-la, estou certa que ela vos esclarecerá. Por isso divulgo este apelo, solicitando a vossa atenção. Obrigada a todos!

No dia 2 de Novembro a Fátima partilhou a seguinte mensagem no Facebook:

A situação é verdadeiramente aflitiva.Peço ajuda na divulgação dos álbuns dos animais para adopção e na procura de um terreno isolado... seguro... por favor...Obrigada

https://www.facebook.com/pages/Fátima-Refúgio-Adopções/235284266523116

Para quem não se lembra:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1575816691696.48372.1723969378&type=1&l=e585349e3d

E agora o Abrigo vai ter que sair do local onde está até ao fim do ano... o terreno, que era emprestado, vai ser vendido!! Peço ajuda para encontrar uma solução válida... segura... urgente...!!! Peço ajuda na partilha dos álbuns dos animais para adopção... quantos menos tiver que levar mais fácil será encontrar um espaço... penso...
Obgrigada!

Hoje, dia 21 de Novembro, a Fátima está mais desesperada:

Olá boa gente!

Desculpem demorar tanto tempo a dar notícias, mas não consigo vir aqui com a frequência que queria e devia... só dá na escola e por muito pouco tempo...
Não, infelizmente nada está a correr bem... continuo sem encontrar um espaço viável para me mudar com os miúdos e de tanto gasóleo gastar na procura, estou agoa também com muita dificuldade para os alimentar e tratar como deve ser... vejo-me por isso obrigada a pedir agora também ajuda com ração (seca e húmida) e, se possível, também com desparasitantes (internos e externos)... desculpem mas bati completamente no fundo, tudo piorou e já não há por onde esticar mais!

Peço também desculpa a quem tem mantinhas para me dar e que ainda não consegui ir buscar porque além de ter que rentabilizar ao máximo as viagens, não me consigo desdobrar... sou sozinha a tratar dos animais e o sábado e domingo são os únicos dias que lhes posso dedicar por inteiro e fazer as limpezas mais a sério... o resto da semana só dá mesmo para limpar o mais superficial, abastecer de ração e pouco mais... e mesmo assim nunca me consigo deitar antes das 2 ou 3h da manhã... enfim, com o tempo a chegar ao fim e com tudo a piorar, tem sido uma vida muito complicada, bastante sofrida e solitária no dia a dia... e o pior de tudo é que acabam por ser sempre eles quem mais sofre! Menos tempo comigo, menos mimos, menos liberdade, menos comida... menos tudo o que é mais importante para eles se sentirem minimamente felizes!!

Tenho um miúdo,(cão) o Moniz, que tem um problema neurológico grave que só consegue esquecer quando é passeado... nem para o passear consigo ter tempo... e nem sequer quem o possa ou queira fazer...

Está tudo a ser muito difícil... estou cada vez mais num beco sem saída e cada vez mais cansada e a ficar sem ânimo e força para continuar... quem puder por favor que me ajude pelo menos com ração...
Obrigada

Contactos:

tlm - 919953465

fatimapxtcst@gmail.com

nib - 003505970003922390065 (CGD)

Comentários