Naufrágio da Olívia Ribau na Figueira da Foz




Olivia Ribau chega a terra de forma graciosa e sem sobressalto, perseguido por centenas de gaivotas. Tenho por diversas vezes observado a entrada das embarcações na barra e também conheço muitos dos videos do Youtube sobre a pesca nos mares da Figueira da Foz. O meu gosto na observação de barcos iguala o meu receio em subir a bordo. Ora, um barco de arrastão é igual a todos mas eu achei que já tinha visto o Olivia Ribau. O nome não me era estranho. Ei-

-lo.Este contraste entre a calmaria das águas e a agitação das gaivotas que se aproximam a grasnar, afoitas, em busca de peixe, é um quadro pitoresco, habitual nas zonas piscatórias, mas que não nos cansamos de observar. Na passada terça-feira não foi, infelizmente, assim. Quem observou a entrada do Olívia Ribau na traiçoeira barra desejou certamente não ter visto.

Portugal, por todas as razões devia afirmar-se pelo seu domínio dos mares. A todos os níveis. Devíamos ser os melhores. Dar cartas. Nas pescas, na investigação marinha, no aproveitamento da energia das ondas, nos desportos de mar...Todavia apenas somos campeões das praias e nem mesmo assim todas são rainhas.

O mar dá, o mar tira. Na sua brandura ou na sua cólera, o mar é sempre fascinante. E as vidas dos homens têm-se construído sobre as suas águas desde sempre, homens que não temem a morte que chega enrolada nas ondas e que por paixão, tradição ou necessidade, cumprem o destino tecido nas redes de peixe desde há gerações. A pesca, é essa nobre actividade que todos somos unânimes em considerar dura, arriscada, uma herança cultural rica. Mas um pescador não tem glamour. Um pescador só é lembrado quando perde a vida. Ou então se tiver sido uma personagem célebre de um livro famoso, chamada Santiago.

Mas quando o infortúnio se desenrola a escassos metros da costa, sob o olhar de surfistas, body-boarders, fotógrafos, pescadores amadores e passeantes, a tragédia toma uma dimensão de absurdo. A Figueira da Foz está de luto inconformado. Porque a pior morte é aquela que podia ter sido adiada. Quem muito escreve, pouco acerta. E por isso eu acabo aqui desejando apenas que tenha sido a última vez que pescadores vieram morrer a casa, à minha praia.

Comentários