OLX - vende-se mala


A semana passada necessitei de contactar uma loja de fotocópias local. Como de costume o Google é o nosso melhor amigo para estas coisas. Não sei quem é que ainda consulta aquelas listagens de números de telefone que de ano para ano viram o tamanho da fonte reduzir-se de tal forma que não tarda deviam vir acompanhadas de uma lupa.

Andava eu na minha pesquisa quando a meio do resultado de procura li a bold o seguinte: (corno-cópias). Ao longo das muitas impressões da minha vida, umas vezes A4 outras vezes A3, eu já fui confrontada com variada terminologia: cópias a cores ou a preto e branco, automáticas ou manual, folha e livro. Fiquei intrigada com as corno-cópias! Cliquei para satisfazer a minha curiosidade et voilá. Trata-se um anúncio do OLX, afinal. Alguém colocou um anúncio para vender uma mala cor-de-rosa com padrão de corno-cópias. Era sexta-feira dia 4 de Dezembro, Black Friday, ou black fraude, como dizem alguns, mas o dedo escorregou da tecla e também deu gralha, mas bem menos intrigante que cópias com corno!!

Habitualmente não costumo propagar a ignorância, é coisa que não me faz rir e que não gosto de promover. Costumo até escrever às pessoas e indico como corrigir a asneira, que é o que gosto que me façam, pois eu também não sou à prova de erro. Mas desta vez nem uma nem outra! Venceu o meu lado zombeteiro! De qualquer forma a identidade do vendedor/vendedora está a salvo e, quem sabe, talvez o negócio se tenha concretizado e o anúncio até já tenha sido retirado do ar.

Mas se este apontamento nos faz rir também nos deve fazer reflectir em coisas bem mais sérias. Gerações de pessoas com apenas a 4ª classe alcançaram um perfeito domínio da língua portuguesa. Mais do dobro dos anos em escolaridade obrigatória não chegam para  que muita da juventude saia dos liceus a escrever de forma escorreita. Se estiverem, como eu estou, em contacto com professores e alunos, sabem em que clima se ensina e se aprende nas nossas escolas nos actuais dias. Não vou transformar um breve apontamento humorístico num laudo sobre o estado do ensino, fica para o ano. Até porque tenho de ir fazer mais umas corno-cópias e já estou atrasada.

Comentários